Designer cria joias que trazem mensagens para o mundo

Designer cria joias que trazem mensagens para o mundo

As peças são inspiradas em famosos ou em fatos de interesse mundial, como o alerta sobre o aquecimento global

Débora Rodrigues

Laksh Pahuja é um nome icônico conhecido por sua excepcional inventividade no mundo da joalheria. Nascido em Mumbai, é um designer por excelência conhecido mundialmente por suas inspiradoras e incomuns peças de joalheria. Treinado no Instituto Gemológico da Índia e no Harrow College of Art da Inglaterra, Laksh combina sua qualificação, treinamento formal com seu talento inerente para criar peças extraordinárias de joalheria.

Seu celeiro é dentro de uma família de joalheiros e ali ele testemunhou o nascimento de grandes obras. Assim começou a criar suas próprias joias, cada uma delas cheias de simbolismo e significado. “Tenho muito orgulho por vir de uma família de joalheiros. No entanto, quis criar minhas próprias coleções e isso começou quando meu pai elogiou minhas primeiras criações”.

Inspirando-se na natureza, a Signature Creations de Laksh é única por nunca ter sido pensada em nenhum lugar do mundo. As peças são reconhecidas mundialmente e já estiveram adornando mulheres famosas. Laksh criou, por exemplo, uma joia em homenagem a Hillary Clinton, candidata presidencial democrática dos EUA.

Mas ele diz que suas joias são criadas para serem transformadas por todas as mulheres que as usam, porque acredita que cada pessoa carrega seu próprio ritmo, movimento e estilo para as peças que escolhe usar. “Eu sempre penso em um tema exclusivo para cada pessoa, pois acredito que, se um assunto é único, o produto final tem que ser único”.

Mundialmente famoso, ele fascina ao criar joias modernas e sofisticadas que sempre trazem uma mensagem. Atenta às notícias e atualidades, uma das últimas criações de Laksh, a Jewel on Global Warming, foi o primeiro Colar de Gelo verdadeiro do mundo – uma peça que traz uma mensagem de alerta sobre o aquecimento global e como isso tem afetado a vida do planeta. Seu slogan para fabricar peças de joalharia ‘únicas’ sempre foi uma declaração de estilo. Ele também criou o único colar de peixe vivo e a primeira joia de fogo. Ao longo dos anos, seus desenhos atraíram muitos elogios e prêmios. Seus projetos são os exemplos perfeitos de elegância atemporal e sofisticação.

“Eu gosto de não ser restrito. Eu persigo meus sonhos e ser um ourives é uma vantagem adicional, pois eu posso moldar qualquer material em pedaços de arte”, declara o designer.

Fonte: Portal FENINJER, 27/06/2019


voltar